quinta-feira, 12 de maio de 2011

18 DE MAIO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Coletivo Espaço Saúde MG tem o prazer de convida-los para grande manifestação da liberdade!



Como nos anos anteriores, este é mais um daqueles momentos ímpares de preparação para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial , a manifestação cultural que marca nossa política: POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. Até 


O 18TÃO, Belo Horizonte/MG/Brasil é palco do movimento que culminará na 15ª manifestação da Liberdade Ainda Que Tan Tan. Este ano nossa ação coletiva, por uma sociedade sem manicômios, são as reflexões do filósofo Frances Paul-Michel Foucault.



Como nos últimos anos a Escola de Samba Liberdade Tan Tan irá para a avenida, transformando a cidade, com seus 3 mil componentes. Em 2011, iremos para passarela com Foliãs e Foliões Antimanicomiais das 9 regionais de BH e das cidades de Betim, Brumadinho, Contagem, Esmeralda, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Ituana, João Monlevade, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Neves, Sabará, São Joaquim de Bicas e outras à confirmar, e também estudantes de diversas instituições formadoras, os simpatizantes da causa e os militantes das outras lutas que se transveralizam à nossa.

O enredo “Histórias da Loucura: Michel também Contou” - é uma comemoração/celebração dos cinqüenta anos da publicação do livro A História da Loucura na Idade Clássica, de Foucault, texto no qual localizamos os subsídios teóricos para os princípios da nossa luta por delicadeza. Assim o Fórum Mineiro de Saúde Mental manifestará nas passarelas da Luta Antimanicomial os requisitos para a construção de cidades e jardins com belos horizontes.

Será mais uma oportunidade para os “comuns e incomuns” da sociedade experimentarem o firme e decidido, rico e prazeroso processo de preservação da delicadeza e carnavalização das mentes e corações por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, nossa construção da Sociedade Sem Manicômios. 


ESPETÁCULO/DESFILE/PASSEATA/MANIFESTAÇÃO  


18 DE MAIO/2011 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial


11:30: Concentração - Praça 7

14 horas: Início do desfile

Avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral Augusto
de Lima, Rua Espírito Santo, de novo 
Afonso Pena até a Praça Sete.



16 horas: Dispersão - Praça 7 





SAMBA ENREDO 18 DE MAIO/2011 
SOU O REI DA LOUCURA
Juliano da Silva
REFRÃO
Sou o rei da loucura
Da loucura sou realeza
Com o samba na cintura
Eu sou maluco beleza
Desfilo na passarela
A minha fantasia é a mais bela
No jardim das delícias
Eu sou Adão e você é minha Eva
REFRÃO
Foucault fez da literatura
A expressão da Loucura
Que expressa nossa luta
Contra a falsa ditadura
REFRÃO
Somos tão diferentes
E ao mesmo tempo somosiguais
Pois a nossa igualdade
É lutarmos pelos mesmos ideais
REFRÃO
Michel contou a história
No nosso presente
Prá mexer com o mundo
Em prol de quem é diferente


Saudações antimanicomiais!!! 

Um comentário:

  1. Acobertura do Espaço Saúde a este e outros 18 de maio comprovam o compromisso das pessoas ,estudantes e trabalhadores da saúde na Universidade em aliviar - nos o sofrimento e promoverem nossa inclusão social . Obrigada companheiros , contamos com vocês , Anna Laura , Celso Renato , tantos outros. AnaMaria -ASUSSAM

    ResponderExcluir